6 de fevereiro de 2021

TESTEMUNHO | RETIRO

 


☆☆☆ TESTEMUNHO DE UM RETIRO ORIENTADO À DISTÂNCIA (em tempo de pandemia) ☆☆☆

As condições do retiro
Uma semana de retiro de silencio em casa. Uma experiencia para levar muito comigo, sempre. Eu vivo em casa dos meus pais devido à situação corrente do Covid 19. E aproveitando a mesma situação decidi que queria fazer um retiro, mesmo estando em teletrabalho e na presença dos meus pais, com cães para passear e mais outras responsabilidades. Pensei desde o início que queria encontrar o meu lugar neste ambiente que me foi familiar durante tanto tempo e voltou a ser, queria reencontrar-me com um eu passado e novo.

As minhas tarefas
Tudo isto acabou por acontecer e mais ainda. A rotina diária era detalhada, mas tinha espaço para fazer mais do que lá estava e também de fazer ajustes. Eu acordava ás 7h da manhã, treinava elasticidade e força; reforcei a minha alimentação vegetariana (que com os meus pais estava a comer mais peixe); percebi o puder de uma sesta depois de almoço, é um excelente reiniciar, acordo predisposto para "começar" o dia, sem o ruido mental da manhã; descobri o poder revitalizador de dançar, acredito agora que dançar é bom para qualquer estado em que estejamos, no fim fosse qual fosse o meu estado inicial acabava sempre com pelo menos um bem estar tranquilo, sentia-me alinhado; as refeições leves são suficiente para a energia diária, muitas vezes fui enganado com uma publicidade ou a lembrança de um sabor.

Engraçado
Tive momentos embraçados, com os meus pais a comunicação normal é muito grande, mesmo quando entramos em desacordos ou explicações científicas sobre um qualquer tema, mas como não podia falar, em vez de me chatear, que acontecia com regularidade, ria-me e ria-me mais ainda, foi a minha primeira reacção aos ditos problemas. Este foi logo o primeiro despertar, como é que a solução estava tão perto? Um riso (mais ou menos silencioso), em vez de escolher o caminho ruidoso e pesado.
No dia completo de jejum aconteceu algo engraçado também, como normalmente acontecia, dirigia-me à cozinha para fazer uma água com limão (acalmar a acidez do estômago) quando dou por mim tenho uma cereja na boca já enrolada na língua pronta a ser trincada! Ri-me imenso deste acto involuntário, lavei a cereja e voltei a guardar.

O jejum
Neste retiro foi feito uma progressão nas refeições até chegar ao jejum (último dia), o corpo sente a necessidade da comida no início, depois há a percepção de que é só o estômago que pede, o estado febril inicial muda para uma sensação consciente e compreendida do estado total do corpo. Como o Joaquim disse "vais sentir o estado mais lento das coisas e aceita isso", neste retiro aprendi que temos de obedecer á vós interior que nos guia. Essa voz é muitas vezes abafada por causa de um ou muitos pensamentos negativos na minha pessoa. Agora percebo melhor a minha vós e sei que para me sentir bem tenho de seguir a intuição sensorial mais vezes. O jejum também trouxe uma necessidade de calma e aceitar que cada movimento é energia com um propósito, nada é em vão.

Desafios
Tive pessoas ao meu lado que me apoiaram, tive de explicar uma vez ou outra aos meus pais que silencio também é de fora para dentro, julgavam eles que eu podia limitar-me a ouvir, mas tranquilo eheh.
Aprender a preservar energia sem ter de recorrer constantemente a ficar deitado, foi até fácil, consegui trabalhar, dançar, passear os meus cães, e consegui fazer um treino leve.
Como o retiro era em casa e o ambiente era me familiar tive de lidar com as questões que já me prejudicavam antes, como as redes sociais, ou o stress do trabalho. Para mim foi importante ter passado pela experiência do silencio em casa pois tive a oportunidade de abrir novas ou menos obvias perspetivas de coisas boas e menos boas que fazia e faço.
O maior desafio de todos agora para mim será manter e guardar tudo o que aprendi, mas se me sentir desconectado, agora já sei o que fazer.

O retiro foi realizado com a ajuda do Joaquim Caeiro, foi quem escreveu o meu plano diario de acordo com os meus objectivos, daqui tiro partido de rotinas que com ele tornaram-se muito mais fáceis de obter. Tenho agora mais bagagem, pelo acompanhamento diário que tive, qualquer questão era respondida com carinho e atenção. Fico muito grato pela maneira gentil das respostas dadas, deu tranquilidade para me focar nos desafios e fazeres do dia. Um grande obrigado meu amigo.

(J.P. - Lisboa)

♡ Gratidão JP pela tua entrega, lealdade e empenho. São experiências como esta que me fazem acreditar que é possível realizar tudo aquilo que desejamos. Abraço-te. ♡

Sem comentários:

Enviar um comentário