9 de outubro de 2018

Olhar para dentro não significa sofrer!

Olhar para dentro de ti mesmo, não significa sofrer. Tudo depende da perspectiva criada e do alicerce emocional e consciencial em que se criou essa possibilidade!

Todos sabemos que as respostas estão dentro de nós, no entanto, a sociedade, e todos os véus da ilusão criados pelo ego individual e o ego colectivo, fizeram-nos acreditar que para nos curarmos dos nossos males, precisamos sofrer!!
Errado!! Tudo não passa de uma crença!

A ideia que temos do papel do médico, psicólogo ou psiquiatra está directamente ligada às nossas convicções e crenças e, obviamente ao consultá-los irá despoltar uma série de mecanismos associados à memória, ligados a essa forma de crença. A ideia de que, para se curar e ser feliz precisamos resolver o nosso passado, é a forma mais comum de se trabalhar em terapia de gabinete, psicoterapia ou mesmo hipnoterapia. Mas é algo que está a sair de 'moda', pois somos cada vez mais os despertos e atentos à verdade primordial existencial.

Antes de tudo é preciso compreender como funcionamos como ser humano.
Sei que, no meio do turbilhão emocional e da dor ou problemática, é difícil criar essa condição ou disponibilidade para tal, mas a grande questão começa ai - apesar de não existirem condições para nos lembrarmos do essencial a fazer, precisamos recorrer à atitude inteligente e assumir o comando da nossa postura perante a situação. Para ter essa 'alavanca' ou 'lembrete' activo, precisamos dedicar algum tempo a nós mesmos, fora do turbilhão emocional aquando o surgimento de um problema, e a investir no entendimento do que somos. É aí que entra aquilo que conhecemos como 'Desenvolvimento Pessoal'!

Seja como for, após estes 11 anos de atendimentos, eventos e acções nesta área, onde o principal objectivo foi conhecer-me cada vez mais a mim mesmo e a essência do ser humano, posso afirmar que o caminho para a felicidade e bem estar interior, começa na tomada de decisão em fazer o essencial, aquilo que sabemos fazer-nos bem, diariamente. Seja isso o que for!

Olhar para dentro, pode acontecer de várias formas:
- o depressivo olha para dentro de forma negativa e depreciativa
- o positivo olha para dentro com entusiasmo e vê sempre algo bom, no pior cenário
- o sofredor ou 'dramaturgo humano', olha para dentro e arranja sempre algo para justificar e prolongar a sua tragédia existencial
... olhar para dentro, no sentido de se encontrar uma cura, ou 'salvação', só pode ser realizado de uma forma - em profundo AMOR e GRATIDÃO!

E perguntam: 'JC, mas não sentindo amor e gratidão, como posso fazer?'
Olha para dentro sem os olhos da mente... sem os olhos do conceito e da identificação - olha para dentro na consciência que és TUDO o que vibras e sentes e o mesmo tempo és NADA, na tua essência mais pura.

Num retiro de silêncio, por exemplo, onde 'somos obrigados' a olhar para dentro de forma especial  e condicionada, existe a grande possibilidade de encontrarmos a 'chave' que nos faltava para assegurar uma vida mais consciente e feliz.

Como acontece isso? Não haverá necessidade da pessoa estar preparada para fazer silêncio?
Em primeiro lugar, todo o trabalho que vai ser desenvolvido ao longo do retiro, será fielmente explicado e esclarecido, no que toca ao seu objectivo principal, que, no meu caso e nos meus retiros, é basicamente ajudar a pessoa a lembrar-se de quem é e do seu poder original.
Não existe necessidade de uma preparação para este tipo de evento - pelo menos comigo - porque a forma como tudo flui é fiel à essência e verdade de cada um, ou seja, não é minha intenção criar um religião ou arranjar seguidores, e sim ajudar a pessoa a abrir portas no seu ser mais profundo para que ela própria se sinta confortável e entusiasmada em se descobrir, sem mim!

O silêncio em si mesmo, só começa a acontecer ao fim de 3 dias de prática. Até lá, viajamos nos meandros do silêncio ruidoso (fala) e do silêncio do ego (conceitos e identificações). Portanto, talvez o que tenhamos que aprender a fazer com regularidade seja, dar o primeiro passo, que é escolher parar, fechar os olhos e olhar para dentro!!

Próximos eventos que envolvem silêncio:
12, 13 e 14 de Outubro - Retiro de Silêncio (ainda tenho vagas)
29 e 30/11, 1 e 2/12 - Retiro de 3 dias | ENCONTRO COM A LIBERDADE

Seja como for, sabes que podes contar comigo!

Abraço-te em amor e gratidão.

Joaquim Caeiro
Coach | Palestrante | Professor de Meditação
jcaeiro@live.com.pt ou 960 059 885

Sem comentários:

Enviar um comentário