30 de outubro de 2018

Prisão de Ventre e Fígado Gordo | Procedimentos Detox

Cuidar da nossa saúde através de métodos naturais não evasivos, é uma forma de prolongar a nossa experiência aqui. Saber fazê-lo, talvez seja o maior segredo para que o resultado seja alcançado como pretendido - pois, na verdade todos os alimentos naturais, que promovem vida (fruta, legumes, ervas medicinais...) tem propriedades terapêuticas que tocam todas as partes do corpo em simultâneo.

Se existe alguma problemática específica, então o procedimento deverá ser focado e específico.
Na manutenção diária, e nos hábitos diários, na ausência de problemáticas de saúde, devemos praticar uma dieta consciente e rica em agentes nutritivos que promovam o bom funcionamento do mecanismo imunitário.

Lembra-te que tudo o que é fundamentalista e radical, promove resultados semelhantes. O ideal é mesmo construir uma postura consciente e presente em cada refeição e na escolha da mesma, de forma a que possas escutar devidamente o teu corpo e dar-lhe exactamente o que ele te está a pedir, em harmonia e não em carência!

Hoje, trago-vos algumas dicas para o tratamento do fígado gordo e da prisão de ventre.

O fígado, como orgão/glândula parte do sistema digestivo, tem um papel muito importante na transformação dos componentes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Além disso, é responsável pela filtragem do sangue, enviando tudo o que é substâncias tóxicas para os rins expulsarem. Uma alimentação rica em gorduras, inconsciente e sem exercício físico, cria um fígado incapaz de executar a suas funções, tornando-se um fígado com células gordas (fígado gordo).

Os principais sintomas para o fígado gordo são: enjôos, dores de cabeça frequentes, dor do lado direito superior da barriga, fezes esbranquiçadas, cansaço inexplicável, cor amarelada nos olhos e pele.

Existem muitas formas para tratar esta problemática, mas a mais importante, se realmente deseja fazê-lo, é tomar a decisão de começar a alimentar-se de forma responsável e consciente.

Algumas dicas que deve incluir nessa postura:
- beber 1,5l a 2 litros de água por dia
- caminhar pelo menos 30 minutos diários, fazer exercício físico
- uma alimentação rica em vida - legumes, frutas, ...
- evitar carnes vermelhas, e começar a trocar essa carne por peixe
- evitar maioneses, gorduras, manteigas...
- evitar álcool

Para promoveres uma boa saúde do teu fígado e do teu sistema digestivo, ao acordar, em jejum, bebe água morna. Lembra-te que, após uma noite de descanso, tudo o que o teu corpo absorve em primeiro lugar será assimilado de forma diferente e mais intensamente - por isso, escolhe começar o teu dia com frutas.

Se estás em fase de tratamento desta problemática, opta por frutas de cor avermelhada, anti-oxidantes.

Para tratamento da prisão de ventre:
- durante 3 dias seguidos, pausados de outros três, alternando, durante cerca de dois meses, bebe sumo de duas laranjas + 1/2 de uma papaia, ao acordar e antes de dormir.
- nos três dias que não fazes este sumo, podes optar por comer um iogurte natural + 1/2 de uma papaia (batido no liquidificador) e no final junta uma colher de linhaça. (retira as sementes da papaia) Podes adoçar com mel se quiseres
- ao longo do dia, dá preferência ao chá de hortelã e carqueja, à noite chá de ruibarbo

O importante em todos estes procedimentos, é a consciência da ligação ao alimento e a ti mesmo.
Algo que se pode trabalhar e aperfeiçoar - basta querer!

Sempre fui uma pessoa que 'lutou' por me manter em forma e saudável. 
Perdia peso, mas depois ganhava novamente. Apesar dos meus hábitos ao longo da vida terem sido muito variáveis - amo comer - após o meu despertar e a minha entrega a uma postura mais consciente para com a alimentação, criou em mim uma pré-disposição para o saudável permanente!

Hoje, e após todos estes anos de práticas de jejuns, detox's criados tendo por base esta minha ligação, permitem-me viver de forma saudável, harmoniosa e o mais importante, de forma permanente.
Obviamente que exige um determinado esforço e dedicação na fase inicial - mas tal como tudo na vida, depois torna-se natural pedir mais salada do que batatas fritas, por exemplo!!! :-)

O que faço nesta área?

Desloco-me à tua casa. Tento perceber que tipo de alimentação praticas e a forma com organizas a tua despensa. Ajudo-te a criar um plano de acção, coerente com as tuas condições actuais e acompanho-te na concretização do mesmo!

Tudo isto pode ser feito 'em retiro' na tua casa.
Durante 2 ou 3 dias, ou mais, requisitas a minha presença na tua casa e na tua vida, e ajudo-te não só a melhorar a tua postura perante a alimentação, como também nas restantes áreas da tua vida.

Do norte ao sul do país, podes contar comigo!

Grande abraço. Felizes experiências conscientes.
Escolhe cuidar de ti... amar o teu templo terreno e dar-lhe o que ele necessita para ser e estar no melhor de si mesmo.

Até já.

Joaquim Caeiro
Life Coach | jcaeiro@live.com.pt ou 960059885 [sms)

Sem comentários:

Enviar um comentário