22 de outubro de 2018

O que faço com o que sou?

A minha escola principal é a vida, a experiência real e sóbria desta personagem ciente do que é, como humano. Personagem que se gere através de características emocionais, espirituais, energéticas, mentais e sexuais, cumprindo aquilo que veio para ser - humano na sua totalidade!

Dos 5 aos 15 anos vivi no campo. Nesse estágio aprendi a conectar-me com a grande mãe terra e os animais. Na altura da caça, recolhia os animais feridos, cuidava deles, curava-os e libertava-os. Falava com as árvores, e dava largas à minha imaginação nos momentos em que estava completamente envolvido pela natureza. 

Aos 16 anos, mudei-me para a aldeia. A mudança, a falta de estrutura emocional na família, fez-me sofrer um colapso emocional. Um choque que abriu as portas do coração e me fez ver, sentir e ser no auge eminente das emoções mais profundas... perdido da identificação do eu. Naquele momento, e porque a única referência que tinha de amor era Jesus, pensei ter incorporado ou ser Jesus na terra. Via, respirava, expressava amor puro. Lembro-me que um dia acordo e tudo o que os meus olhos enxergavam tinham um brilho diferente... uma presença mais clara... uma ligação de amor natural!

Fui dado como louco. Tudo o que dizia fazia sentido, para que me ouvia, mas não se enquadrava neste tempo. demasiado intenso para ser vivido agora e exposto da forma como estava a ser feito!

A memória mais presente é o momento em que subo ao castelo de Monsaraz, e na ponta da muralha abro os braços e sinto-me parte do todo... UNO, em profundo amor e gratidão. Todos pensavam que me ia suicidar, mas era algo que nunca me passava pela cabeça, pois pela primeira vez estava a saborear verdadeiramente a experiência 'vida'. 
Forçaram-me a tomar medicação, atrofiei e quase esqueci esta energia maravilhosa de amor. Com tudo isso, desisti, e optei por esperar a morte na cama. 

Foram cerca de 40 dias na cama esperando a morte.(Nada planeado, só soube mais tarde que foram esses dias.) No penúltimo dia, sinto-me a ser puxado pela região da nuca. Entro numa espécie de túnel afunilado, como que sugado para a outra dimensão. A primeira coisa que deslumbro é uma espécie de 'parede' castanha, quase uma encosta de montanha. Nela estavam impressos e destacavam-se caracteres, símbolos, que ao focar cada um deles, entrava no seu significado e universo próprio. 

(Agora ao escrever penso, se quisermos dar nome às coisas - talvez tenha tido acesso ao mecanismo inconsciente de codificação da identificação? 😊 O 'backup' geral do meu ser!? Interessante...)

Tive a oportunidade de, em cada símbolo, espreitar algo mais profundo sobre a realidade humana, a realidade da vida, o que somos aqui e o que estamos aqui a fazer. Cada vez que focava o olhar (lembro da sensação de ser só olhos) num determinado símbolo, entrava nele e acedia ao seu conteúdo. Acedi a algo que posso identificar como 'a fonte' - o lugar onde nada habita, mas que tudo pertence - e sim, foi isto que determinou o significado de toda esta experiência em mim.

A um nível profundo de consciência, consegui perceber qual o meu papel aqui. Percebi sobretudo que não sou 'especial'... que não sou 'diferente', e que 'Jesus', já está diluído na fonte há muito tempo,  tal como Buda, e todos os grandes Mestres que por cá passaram. Percebi que, dentro de mim, além daquilo que conhecia como 'eu', existia algo que o observava... algo que também era observado por mais qualquer coisa, e assim sucessivamente... 
Percebi que, tinha de aproveitar esta única oportunidade que tinha para viver esta personagem que já se identificava como 'Joaquim', e guardar toda esta informação para mais tarde partilhar se fosse o caso, quando o alicerce emocional/espiritual desta personagem estivesse seguro.

Ao sair desta experiência, e no 'retorno' ao meu corpo, ao abrir os olhos, senti todo o meu ser numa profunda paz que nunca antes havia sentido. Uma sensação de estar abraçado pela vida... diluído no todo e ao mesmo tempo ciente da presença.
O único lembrete que teimava em pairar na minha mente era que iria morrer aos 33 anos. Algo que queria ignorar, pois tinha muito medo de voltar ao descontrolo!

Voltei a agarrar-me à vida. Reaprendi a andar. Reaprendi a levantar cabeça e a enfrentar o mundo e o meio que me viu como 'louco'. Essa recuperação demorou cerca de um ano. Foi nessa altura que percebi que o Joaquim, que estava sempre rodeado de amigos, que era procurado por todos, de repente viu-se com dois ou três amigos que tiveram a coragem de estar por perto. O recomeço foi difícil. A vergonha, humilhação e a vontade de desaparecer daquele meio eram abafados com a ténue lembrança do que tinha vivido em mim.

Dos 16 aos 33 anos tentei ser uma pessoa 'normal'. Tentava ignorar a sensação entranhada nas minhas células que me dizia que iria morrer aos 33 anos - e que automaticamente associava a Jesus. 
Estudei Gestão de Empresas. Trabalhei como Chefe de Pessoal, contabilidades e afins. Até decidir abandonar tudo e vir para Lisboa na saga das terapias alternativas (1999 - 25 anos).

Fiz formação em Acupunctura com o Pedro Choy, trabalhei com ele. Trabalhei no apoio a toxicodependentes em Sintra, com Manuel Pinto Coelho. Trabalhei em cirurgia plástica como instrumentista, ajudante de cirurgia. Fiz formação em Massagem Terapêutica e foi aqui que comecei a abrir as janelas internas do meu coração. 
Em simultâneo começo a praticar meditação, após sentir que conseguia aceder a emoções, vibrações, imagens que não me pertenciam (aquando uma drenagem linfática), e percebi que para poder controlar e usar isso em equilíbrio eu tinha de perceber como a minha mente funcionava.
Nessa altura, era demasiado teórico e muito pouco prático, no que toca à realização daquilo que era essencial ao meu bem estar.

A 2 de Maio de 2007, piso Cuba, para viver uma experiência com a família de quem me tem acompanhado e 'empurrado' para a minha verdade mais pura. 22 dias que mudaram a minha vida para sempre.

Nesse tempo trabalhei o desapego, recordei a simplicidade da terra e sobretudo senti-me AMADO. Nesse tempo percebi que poderia ser simplesmente EU.
Consta e já o sei por experiência própria que, o corpo demora entre 21 a 30 dias para assimilar algo como verdade - e esta experiência durou 22 dias - o suficiente para alicerçar em mim a vontade de voltar a ser EU, com TUDO o que faz parte!!

Voltei diferente e disposto a ser EU PRÓPRIO.
Abandonei patrões e arrisquei viver só de massagens e meditações.
Com este despertar, as portas da visão interna foram-me fornecendo todas as dicas necessárias à feliz concretização desta personagem, agora mais ciente do que era aqui.

Sim, posso dizer que encontrei a Paz e o Amor que todos os mestres referem nesse acordar aos 33 anos. Desde então nunca mais senti a sensação depressiva, ou sensações limitativas que me impediam de ser, escolher e fazer fluir esta existência da melhor forma. Desde então o meu acordar todas as manhãs é abraçado pela lembrança de que sou a fonte, muito antes desta personagem chamada Joaquim.

Então, muita coisa aconteceu desde esse período. Cresci muito. Validei muito. E a caminhada continua sem retorno, sendo sempre APRENDIZ DE MIM MESMO!

Como sou daqueles que é preciso 'ver para crer' na primeira pessoa, decidi alugar um monte no Alentejo para viver in-loco as experiências humanas através dos retiros, comunidade e experiências de desenvolvimento humano. Durante 5 anos vivi essa realidade, e mais uma vez, dei saltos quânticos dentro de mim.

Intitulo-me como - Psicoterapeuta da Alma, Life Coach, Treinador do Corpo e da Alma, Professor de Meditação, Terapeuta Holístico e Transpessoal - mas na verdade apenas partilho o que resgatei através de mim e a verdade que tive acesso naquela experiência quase-morte! Nada me pode tirar isso, nem tão pouco, formação alguma, por mais perfeita que fosse teria a capacidade de me fornecer tanta matéria condensada (carradas de pastas zipaddas 😆 )...

Portanto, basicamente o que faço é usar a minha experiência e partilhar com quem me procura os meandros de tudo o que me trouxe até aqui, a esta plenitude em ser cada vez mais eu, antes de mim mesmo!

Comigo podes fazer:

a) Consultas individuais, consultas-caminhada, e criar um plano de ação, tal como um personal trainer faz num ginásio - a diferença é que eu abordo todas as áreas da tua vida e toco a tua alma de forma sóbria.

b) Retiros. Retiros Individuais e em grupo. Retiros de silêncio, transformação, superação... Retiros em tua casa - eu faço as malas e instalo-me em tua casa durante um tempo para te ajudar a implementar os hábitos benéficos à tua feliz concretização. Retiros de casal (imagina que tens uma questão conjugal, seja sexualidade, ou de conexão, num retiro podemos trabalhar vários aspectos e melhorar o relacionamento)

c) Seminários de Transformação Pessoal.

d) Palestras.

e) Curso Método JC (o curso que reúne tudo o que tenho vindo a criar e a desenvolver ao longo destes 11 anos de entrega à verdade em mim e a mais de 40000 casos em gabinete e eventos)

Seja como for, caso tudo isto faça sentido para ti, ou ressoe na história da tua personagem, e sintas que precisas fazer mais por ti, fala comigo. Encontraremos uma forma de o fazer mediante as tuas condições.

Os meus contactos: jcaeiro@live.com.pt / 960059885 (sms)

Por agora, deixo-te com um abraço apertado lembrando-te que TU ÉS A FONTE, TU ÉS AMOR!

Até já!

Joaquim Caeiro
www.jcaeiro.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário