10 de dezembro de 2016

Meditação - Aula Prática nº 3


Meditação Essencial
Método Joaquim Caeiro

:: Aula Prática nº 3 ::

Este exercício é para ser realizado em espaços públicos, onde exista movimento de pessoas, carros e situações barulhentas.

Deverás escolher um lugar 'natural' - ou seja, não te precisas sentar no meio da praça em postura de lótus a meditar - podes ficar numa esplanada, num banco de jardim, ou simplesmente a caminhar em passos lentos.

Se optares por estar a caminhar, deverás fazer o seguinte:
Presta atenção a cada passo. Cada vez que o teu pé toca a terra, todo o teu corpo ressoa na sua vibração e frequência. Sente isso, passo a passo.
À medida que vais prolongando esse estado, deixa que os teus olhos comecem lentamente a fechar - não totalmente claro, mas ficar apenas com os olhos abertos o suficiente para veres por onde andas. Podes usar óculos escuros, para não atraíres atenções.

Cada passo, passará a ser o pulsar do teu coração - observa isso, sorri para isso e deixa-te guiar até sentires essa presença total em ti.
Quando te sentires mais 'dentro' do exercício, podes observar a respiração e usá-la como ritmo para essa pequena caminhada.
Após uns quantos minutos de caminhada, podes parar e fechar os olhos e deixar-te inundar pelo movimento contínuo que acontece e flui agora naturalmente dentro de ti, em que esse cenário ganha uma certa vida dentro de ti...
Após uns breves instantes, usa a respiração para 'soltares' esse cenário de dentro de ti, e expande-o para o exterior, tomando consciência da tua presença em espaço e tempo. 
Sente o vazio, a presença e a sensação consciente de 'Eu Sou o Criador'!

Se optares por ficar sentado:
Começa por escolher um ponto-guia, que te servirá para marcar o início, o fim e o porto seguro sempre que quiseres voltar ao estado mais sereno.
Depois, observa o teu pulsar interior, e enquanto olhas esse ponto, deixa que todo o teu ser se possa expandir por todo o cenário que te envolve - torna-te parte das cores, do movimento... das pessoas... das formas... deixa que a tua psique extravase e se envolva completamente nesse cenário...

Os sons, deixa que se tornem música de fundo - sorri para eles e sempre que um ou outro som soar mais forte, reforça o sorriso no teu rosto.

Podes e deves regressar sempre ao ponto-guia, de forma a dares subtilmente uma instrução de recomeço ou reajuste.

Quando sentires, e talvez após uns 10 ou 15 minutos - ou mais se quiseres - fecha os olhos sorrindo e continua a fazer parte desse cenário que criaste. Traz esse cenário ao teu coração e quando sentires numa próxima respiração, deixa que esse cenário se possa expandir para fora de ti através de um sopro. Sente o vazio, a presença e a sensação consciente de 'Eu Sou o Criador'!

jcaeiro@live.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário