22 de dezembro de 2016

Recomeçar

A vida é um recomeço permanente. A cada instante morremos para de seguida voltarmos a nascer. Cada célula do nosso corpo, cada orgão interno, morre a cada segundo um pouco, para no segundo a seguir voltar a renascer. Os nossos orgãos internos e células não são as mesmas, as originais de quando nascemos. O que se mantém e é inalterável é o meandro existencial, que permite a dança próxima entre a alma e o corpo. O mecanismo inteligente ao que chamámos 'Deus' ou 'Criador'.

Numa altura em que os nossos corações andam apreensivos e um pouco tristes com a realidade que nos envolve - a fome, a guerra, a disputa pelo poder, enfim, o mesmo que sempre afastou o homem de si mesmo - finalizar e recomeçar o ano novo pode significar um passo na postura existencial.
Já sabemos que não adianta chorar sobre o leite derramado. Já sabemos que, dentro de todas as nossas capacidades apenas nos é permitido fazer o essencial - sermos o exemplo e a verdade em nós. Já sabemos que estamos todos ligados e somos UM - que tudo o que vibramos, pensamos ou sentimos ressoará do outro lado do universo. Já sabemos que tudo começa e termina dentro de nós. Já sabemos que a vida é apenas um instante e que cada instante é único e irrepetível. Já sabemos que devemos vibrar amor, paz e tudo o que desejamos para gerar isso no mundo - então o que nos falta para que possamos ver um mundo mais feliz e harmonioso?

Talvez nos falte apenas assumir e aceitar a possibilidade de estarmos a recomeçar a cada momento que respiramos!!!

Já tinha pensado nisso?
Se recomeçamos a cada instante, o que existe a temer? Será inteligente continuar a perpetuar registos, crenças e comportamentos, quando a cada instante tudo se renova automaticamente? Não será mais coerente e inteligente entregar, confiar e fluir com a própria existência em si?

Nada na vida é garantido. Nada é permanente - tudo é uma impermanência.
A própria vida em si é impermanente - hoje e agora estás vivo e daqui a uns instantes podes estar morto!
Com a facilidade que temos hoje em dia em aceder à informação que precisamos, não se justifica continuarmos a adiar em fazer o que tem de ser feito.

Nós, seres humanos, somos como os restantes animais, no que diz respeito ao funcionamento e acção básica - torna-mo-nos condicionados, formatados e previsíveis, de acordo com o que acreditamos e concebemos como realidade. Na base da criação dessa mesma realidade, encontra-se um mecanismo que está de 'mãos dadas' com a inteligência natural da vida em nós - o mecanismo crença!
A crença faz-nos levantar todas as manhãs, seguir para o trabalho todos os dias, fazer o que fazemos porque acreditamos que é o melhor e mais coerente para a nossa existência.
A crença limita-nos, condiciona-nos e mata-nos!

Mas, como se trata de um mecanismo, é algo que pode ser usado, à parte da sua essência real - ou seja, o facto de eu usar uma crença, isso não quer dizer que eu seja isso taxativamente. Além do mais, como existências dotadas de inteligência, podemos usar este mesmo mecanismo para criar a crença que vai ao encontro do que pretendemos para a nossa vida.

Recomeçar pode ser uma excelente instrução para a criação de uma crença mais flexível e que vá ao encontro do que desejamos. Se nos convencermos que a cada dia, cada instante, cada momento estamos a recomeçar... a renascer... a 'tentar de novo' num momento e situação diferente - então construiremos a ideia de que, a vida é apenas um conjunto de tentativas em que os seus resultados dependem da acção nesse recomeçar, e mais ainda - se recomeçamos a cada instante, o que era válido no momento anterior, deixa ou pode deixar de ser válido no momento seguinte.

Os grandes mecanismos manipuladores da sociedade, começaram por impingir a ideia do 'seguro' e do 'estável', para que eles próprios pudessem prosperar! Mas esse tempo está a chegar ao fim - já somos muitos, felizmente, de pestana aberta que subtilmente e a seu tempo, vamos construindo a vibração certa para a construção de um novo mundo e realidade existencial.

Seja como for, na transição para 2017, é uma excelente oportunidade para reafirmar e rever o compromisso com esta acção consciente, inteligente e madura, e não deixar que influências de mecanismos 'podres' e sem validade, possam arrastar-nos para a continuidade de uma existência macabra e infeliz!

Digo macabra, porque se pararmos um pouco para pensar, torná-mo-nos tão previsíveis e autómatas, que corremos o risco de tornar 'habitual' ver vídeos de pessoas a serem mortas em directo, e continuar a nossa vida como se nada tivéssemos a ver com isso!

Tens oportunidade de construir um novo recomeçar e condições para gerar um 2017 mais harmonioso e feliz! Confere o que se segue e ala comigo caso tenhas alguma questão ou condicionamento em fazeres parte!

Eventos em que o podes fazer - inicio do ano:

[RETIROS]
» Retiro Passagem do Ano (30/12 a 01/01) - Alentejo
» Retiro Meditação, Silêncio & Renascimento (6 a 8/01) - Alentejo
» Retiro Detox - Semana de Silêncio, Meditação & Prana (16 a 22/01) - Alentejo
» Retiro Silêncio & Meditação (3 a 5/02) - Abrantes
» Retiro Silêncio & Meditação (17 a 19/02) - Monchique (Algarve)

[OUTROS EVENTOS]
» 12 de Janeiro - Meditação & Satsang - CASCAIS (20,30h)
» 24 de Janeiro - Curso Energia Universal - PAÇO ARCOS (19,30h às 22h)
» 26 de Janeiro - Meditação & Satsang - PORTIMÃO (20,30h)
» 28 de Janeiro - Seminário Bem Estar & Desenvolvimento Pessoal - TAVIRA
» 29 de Janeiro - Seminário de Superação & Des. Pessoal - ALBUFEIRA

Todos estes eventos, irão tocar o RECOMEÇAR.
Em todos os eventos iremos realizar exercícios, meditações e práticas que te ajudarão a re-criar o compromisso contigo mesmo.

Não adies mais o que sabes que é essencial!

Inscreve-te, partilha, oferece e envolve-te - juntos tornamos real!

FELIZ 2017

Informações: jcaeiro@live.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário