29 de setembro de 2018

A verdade do crescimento pessoal

A cada despertar, a minha atenção foi educada, ao longo destes anos de entrega à condição de 'aprendiz de mim mesmo', a focar-se em mim... no meu corpo e na oportunidade fantástica que é continuar aqui, nesta experiência que chamamos vida.

Condicionada pela presença, a minha mente e o meu coração habituaram-se a processar apenas o agora e a ser em gratidão natural em cada começo de dia.

O todo que envolve o meu ser e a minha existência, é responsável por toda esta forma de estar e ser. Nada disto seria possível se, tivesse agido por partes na descoberta do que sou, após o meu despertar em 2007. O todo, esse inseparável, regista cada experiência, cada consciência e acção como uma escolha dele próprio - ausente de estigmas ou dramas associados à separação.

Com o boom, associado ao surgimento de técnicas, práticas e estratégias para o crescimento pessoal, adaptadas a uma nova visão da vida... ou uma nova espiritualidade, o ser humano corre o risco de cair na tentação de continuar a trabalhar as suas componentes existenciais, ou temáticas associadas ao seu desenvolvimento pessoal, de forma separada ou, por blocos. Não está de todo errado, no entanto, para que se torne real a condição 'feliz' e 'de bem com a vida', diariamente, é importante esse trabalho ser realizado tendo por base o todo que somos, como indivíduos.

Eu não teria chegado onde cheguei, se tivesse escolhido seguir apenas pela via 'espiritual téorica' ou tradicionalmente conhecida como 'espiritual' ou 'psíquica'. 

Desde criança que me diziam que tinha o 'cofre aberto', que tinha capacidades sensitivas e psíquicas diferentes de outros humanos e que tinha que optar por desenvolver esta condição de sensibilidade, que numa primeira fase existencial estava associada ao 'além' ou paranormal para ser feliz. Os meus sonhos, premonições, dejavu's, visões, sensações, faziam de mim uma criança sensível e realmente 'diferente', mas no mais profundo de mim, havia algo que me dizia que não poderia ser só isso - afinal não queria ser um 'extra-terrestre' aqui.

Aos 16 anos vivo a experiência quase-morte, onde me é permitido perceber, muito ao nível profundo do subconsciente (um conhecimento que se adquire, que sabemos que está lá, mas que o acesso só será permitido quando estivermos prontos para o usar) do que sou, do que é a vida e do verdadeiro propósito aqui - que basicamente se resume a EXISTIR consciente da PRESENÇA.

Aos 33 anos, vivo a experiência do despertar, onde tenho acesso a esse tal conhecimento e consigo trazê-lo para o tempo actual e usá-lo em benefício próprio. Após este episódio, percebi que só tinha de me seguir a mim mesmo e manter-me fiel à experiência do AGORA e à lembrança que só este AGORA é real! Tomei a decisão de me entregar à experiência de auto-aprendizagem e descobrir-me, tornando-me APRENDIZ DE MIM MESMO, que me permitia e permite o acesso à FONTE ORIGINAL, onde todos os mestres, como Jesus, Buda, Krishnamurti, Deepak Chopra, Brian Weiss, Eckart Thole... beberam e continuam a beber.

Mas toda esta acção, persistência, foco e clareza, surgiram, foram e continuam a ser apoiadas, pela rotina de bem-estar diária para com a minha existência total. Rotinas que hoje são naturais em mim, após 11 anos de dedicação e entrega a esta personagem chamada Joaquim.

São elas:
  • Meditações 
  • Exercício físico
  • Manter-me conectado com a presença, sendo o agora a cada instante, o mais que consiga
  • Escolher estar e partilhar a minha existência diária com pessoas que me elevam 
  • Fazer o que amo (escrever, ajudar pessoas, jardinar, cuidar de quem amo...)
  • Dedicar tempo ao investimento em aprender com os melhores
  • Passar tempo na natureza
  • Dançar
  • Rir
  • Sorrir
  • Fazer amor real
  • Alimentar este corpo de forma saudável e fiel
  • Lembrar-me a cada manhã que eu sou a fonte do poder criador original, o Deus em mim
  • Manter-me atento à permanência do investimento no 'todo' que sou, em vez de investir por partes em mim
  • ... 
Muitos ainda procuram resolver dramas e situações internas, procurando ajuda específica para isso, sem colocarem como hipótese a necessidade de terem que mexer no todo que são como indivíduos. A primeira reacção neste tipo de pessoas, é fuga e auto-negação, referindo que 'ainda não é o tempo para tal'... ou que ainda não estão preparados, ou ainda que não tem capacidade para tal - tretas!!!
Sejamos sinceros e inteligentes - como poderíamos andar com um coração saudável e feliz, num corpo completamente podre e e doente? Ou, ter um corpo saudável e um coração doente??

Talvez este seja o tempo de 'baixar a guarda' e aceitar definitivamente a verdadeira tarefa para connosco próprios - investir na totalidade do que somos como seres únicos e inteiros, trabalhando todas as vertentes que nos compõem.

Sempre sonhei acordar e estar em paz comigo e com o mundo.
Antes procurava na igreja, no relacionamento, no dinheiro, no status, na aceitação da sociedade e da família esta concretização. Até perceber que, só eu poderia fazer por mim. SÓ EU PODERIA SER EM MIM AQUILO QUE VIM PARA SER - EU MESMO EM MIM UNIVERSO, DEUS e o MUNDO.

Acredito, e é nisso que baseio a minha actuação como terapeuta, que para qualquer situação, precisamos tomar consciência do todo que somos e de todas as partes que nos compõem ou necessitamos, para sermos felizes. 

Se ainda acreditas que o Joaquim tem poderes para te salvar, então o melhor é converteres-te em um discípulo de alguma religião ou guru, porque de nada adiantará vires falar comigo. A tua atenção procurará formas de justificar a tua condição e isso causará desgaste energético, para ti e para mim, algo que já não faz sentido viver.

O Joaquim é meramente um ser humano normal, que tomou consciência da sua totalidade - só isso!
Condição que lhe permite sentir, ser e viver em total liberdade dentro de si e partilhar de forma genuína e verdadeira, sem qualquer tendência para manipulação, o que com ele funcionou.

Se estás pronto para dares o passo para a verdadeira mudança - vem ter comigo.
Sejas tu quem fores e em que condições viveres!!

Agradece. Ama. Abraça. Assume-te. 

Bom dia 🙏

Joaquim Caeiro
Retorno à Fonte - O Caminho do Coração
Life Coach, Psicoterapeuta da Alma & Professor de Meditação
jcaeiro@live.com.pt / 960 059 885 

Sem comentários:

Enviar um comentário