12 de setembro de 2018

Meditar ou reprogramar/condicionar o cérebro?

Meditar é ficar na presença do momento, na quietude do 'agora' e na ausência de intenção em fazer seja o que for. Reprogramar ou condicionar, é condicionar o cérebro a um processamento determinado de forma a alcançar algo específico.

O que precisas realmente fazer? Meditar ou reprogramar o teu cérebro?
Apesar de parecerem duas acções semelhantes, na sua essência são acções completamente distintas.

A meditação é a ausência de acção. A criação da crença natural e fluída que tudo está certo e é perfeito. A reprogramação, é uma acção que envolve uma intenção bem definida e focada. É a preparação da mente para um determinado propósito.

Por exemplo, se o teu problema é stress, preocupações e agitação, então é preciso sossegar 'as águas' do teu oceano interior, e aí o indicado é a meditação. Se já assumiste o controlo da ansiedade, já tens noção do teu poder interno e de alguma forma já vives os teus dias mais tranquilos e desejas algo mais para a tua vida, então o exercício a fazer é reprogramação.

Como o podes fazer?
Usando a meditação em primeiro lugar, para arranjar espaço na mente e depois fazendo um 'imput' de acordo com o que pretendes.

Por defeito, a mente está programada para sobreviver, portanto tudo o que tentares colocar no seu interior será condicionado pelo seu habitual processamento. Para que possas levar as tuas intenções a 'bom porto', terás de trazer à tona memórias, sensações, e episódios que te fizeram sentir no auge de ti mesmo... no melhor da tua existência e no mais positivo do teu eu. Ao fazer isso, estarás a trabalhar o 'terreno' para poderes plantar a 'semente' do que queres que nasça!

Se precisares de ajuda, estou aqui! ;-)

Grande abraço em paz.

Joaquim Caeiro
Coach & Instrutor de Meditação
jcaeiro@live.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário