15 de janeiro de 2016

Meditação para iniciantes e não iniciantes


Páre!
Para começar 10 minutos ao despertar e 10 minutos ao deitar são suficientes e muito bom, para quem está a iniciar.

Não precisa saber nada de religião, filosofia ou fazer algum ritual para tornar esta prática real na sua vida - apenas precisa de a fazer!

Portanto, escolha um local tranquilo e sente-se confortavelmente.
Não precisa de se colocar em posturas acrobáticas - sente-se confortavelmente apenas.
Coloque no seu cronómetro 10 minutos - para quem está a iniciar é muito  importante este fator, pois ajuda a mente a estabelecer uma ordem de comando para a disciplina.

Feche os olhos. Esboce um sorriso tranquilo durante todo o tempo que tiver de olhos fechados. Ao fechar os olhos, ficará a olhar para dentro de si. Ao olhar para dentro de si, irá ver de mais perto tudo o que em si é processado. Portanto é natural que surjam como primeiras manifestações os seus pensamentos e emoções ou vontades - é naturalissimo que assim seja!

O que lhe vou pedir para fazer nestes 10 minutos, é ficar de olhos fechados até ouvir o despertador e durante esse tempo apenas observar o momento presente.
Observe os pensamentos, as emoções, tudo o que a sua existência processa no momento. Observe os sons que lhe chegam aos ouvidos... as sensações de frio e calor... observe tudo, torne-se testemunha da sua presença apenas.

Ao fim de 5 a 7 dias seguidos, de manhã e à noite, irá descobrir que afinal a essência da meditação é o nada, o que se encontra antes de qualquer conceito, ou identificação. E irá perceber que quanto mais presente estiver em si mesmo, melhor o dia lhe corre, e mais consciente estará das suas decisões e capacidades em lidar com a vida diária.

Quando o despertador tocar, faça-o parar ainda de olhos fechados e no seu tempo, lembre-se do sorriso tranquilo e nesse sorriso, abra os olhos suavemente.

Estique o seu corpo. Espreguiçe-se e desfrute do dia, na presença de si mesmo!

Questões e aulas particulares: jcaeiro@live.com.pt

Abraço em paz

Sem comentários:

Enviar um comentário