28 de junho de 2024

Retiro Guitta Corpus - Julho 2024




O Guitta Corpus surge como resultado de uma jornada de auto-consciência e experiência profissional em atendimentos, eventos, retiros, formações. Uma espécie de condensação de todo o trabalho relacionado com o corpo energético espiritual emocional e mental.

Já foi e voltará a ser, um programa da minha página do Facebook, já foi workshop de 4 horas, e agora, chegou a vez de se tornar num retiro de profunda conexão ao corpo.

Este GUITTA CORPUS RETIRO, a acontecer entre os dias 18 e 21 de Julho, no Refúgio do Guitta, em Motrinos, na freguesia de Monsaraz, concelho de Reguengos de Monsaraz, será um retiro focado essencialmente no CORPO MEDICINA - o corpo-mestre que nos devolve a saúde, o bem estar e a vida a cada instante.

Vamos aproximar-nos da sua essência, usando práticas, ferramentas e técnicas, comprovadas por mim ao longo destes quase 25 anos, como terapeuta holístico e 17 como consciência desperta. Todos poderão fazer parte, independentemente da sua religião, filosofia ou crença.

Na minha visão e lema para a vida, a única religião é o AMOR E A LIBERDADE DE SER.

Acredito que cada ser em si mesmo possui o acesso à fonte primordial e à chave da sua própria cura - tal como aconteceu comigo!

Neste retiro vamos viver isso na pele e criar mecanismos e condições para tornar isso uma realidade no nosso dia-a-dia.

______________________________________________

O PROGRAMA GERAL - TEMAS PRINCIPAIS DOS DIAS

Dia 18 - QUINTA

- O Corpo Medicina (auto-consciência, respiração e sexualidade)

 Dia 19 - SEXTA

- Os Elementos, os sentidos e a conexão ao sagrado corpo

Dia 20 - SÁBADO

- Transcendência do Corpo e do EU - Conexão ao Corpo Divino - O orgasmo existencial

Dia 21 - DOMINGO

- Pontes para uma vida feliz / - Ressonância e Frequência do Amor Corpus

______________________________________________

Mais informações e detalhes: jcaeiro@live.com.pt / 960 059 885 (sms)

Investimento: 180 Guittas (tudo incluido)

19 de junho de 2024

Guitta Coaching - Como criar uma âncora?

Sem saber muito bem qual a utilidade do que tinha descoberto, e talvez por já ter lido em algum livro, um dia decidi observar  estudar a relação movimento-intenção-hábito- associação, relativamente ao vício do cigarro.

Percebia facilmente a associação entre o café e o cigarro, uma coisa levava à outra, e por vezes, sempre que tentava deixar de fumar, acabava por voltar pelo estímulo do café. Isto aconteceu por volta dos meus 27 anos, quando comecei a praticar meditação e me tornei mais presente e sóbrio relativamente à forma como tratava o meu corpo.

Então comecei a fazer testes a mim mesmo. 

Cheirava o café e observava o movimento interno de vontade e desejo em pegar imediatamente num cigarro. Observava que a vontade era mais intensa se eu tivesse num local onde habitualmente praticasse essa ação do beber um café e fumar um cigarro.

Decidi que tinha de quebrar esta associação, porque queria deixar de fumar definitivamente.

Comecei a trocar a ordem - fumava um cigarro e depois, meia hora ou uns minutos depois, bebia o café. Funcionou durante um tempo... mas rapidamente o meu ego manipulador e atento, subjugado e condicionado pelo vício impregnado nas células, arranjava uma estratégia e criava outro tipo de associação.

Todo este movimento me fez perceber com maior clareza que todos os nossos movimentos, acções e decisões estão relacionadas com o tipo de associações que fazemos, aos espaços, aos hábitos, às pessoas, aos sabores... etc...

Percebi que, se este mecanismo de associação funciona de forma espontânea e natural, por defeito, tornando-nos prisioneiros de hábitos e atitudes menos positivas que repetimos sem dar conta, então também podemos usar este mecanismo de forma consciente para ativar outro tipo de emoções, estados emocionais e comportamentos.

Foi aqui que comecei a usar como ferramenta as associações, mais tarde chamando-lhe ÂNCORAS, por perceber que era um termo já usado no Coaching.

Então como criar uma âncora?

Se fechares os olhos e imaginares que estás a trincar um limão, as tuas glândulas começam a funcionar, como se isso fosse real. Há uma âncora criada aqui. Não estás a trincar o limão na realidade, no entanto, devido à intensidade da experiência, ficou gravado no teu cérebro a sensação e por isso é reproduzida sempre que a imagem respetiva surgir. Como a mente não distingue o real do irreal, então podemos usar isso a nosso favor!

Por exemplo, se queres estar em paz e empoderado(a) numa reunião importante, podes perfeitamente usar uma âncora para ativares esse estado emocional no momento. 

Como fazer isso?

Primeiro define a âncora ou gatilho que será o teu instrumento de ativação. 

Pode ser segurar/tocar na aliança, num anel, tocar no fio, ou nos brincos, ou nas pulseiras... ou para garantir que nunca vais perder a oportunidade de ativar essa âncora, usar os dedos das mãos ou o corpo.

Imaginemos que a tua âncora é pressionar insistentemente e com alguma força o polegar no indicador.

Então, começa por fechar os olhos. 

Traz à memória um momento da tua história de vida, em que te sentiste completamente empoderado(a), feliz e em paz. Recorda esse momento. Aproxima-te dessa imagem e sente como se o tivesses a viver neste exacto momento. Assim que sentires no corpo as sensações que representam esse estado, então pressionas o polegar contra o indicador insistentemente até se desvanecer a sensação ou estado emocional. 

Quando se desvanecer essa sensação, afastas os dedos, abres os ollhos e sorris. 

Repetes este exercício pelo menos mais 11 vezes e durante uns 7 ou 10 dias seguidos (a rapidez da criação da âncora vai depender da tua capacidade de visualização e treino mental para o efeito).

O que se pretende é que, no momento da reunião, sempre que sentires um pico de ansiedade ou ausência de empoderamento, ao pressionar os dedos (polegar e indicador) ativas automaticamente o estado/sensação pretendida!

Percebido?

Então, podes criar uma âncora para tudo. Âncora para te amares mais, para te sentires mais presente, mais focado, mais atento. Âncoras para saberes filtrar o fluxo de informação do dia-a-dia. 

Vais perceber que criar uma âncora será o teu porto de abrigo!

Mas, já sabes, se precisares, eu estou aqui.

Além das consultas e acompanhamento, criei um programa de PODER PESSOAL de 4 semanas, onde trabalhamos todos estes aspetos. Programa que pode ser adaptado à tua realidade e necessidade, tornando-se portando personalizado!

CONSULTAS ONLINE OU PRESENCIAIS E ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO

Marcações e mais informações: jcaeiro@live.com.pt ou 960 059 885 (sms)

14 de junho de 2024

O foco és tu

 

Tu és a personagem principal, a única que tem acesso ao teu guião e historial.

Tu és, a fonte criadora de todas as coisas.

És tu que crias a forma como te ligas às coisas e às pessoas. És tu que, de uma forma ou outra fazes a gestão de todas as emoções envolvidas em cada situação e momento.

Só tu tens o poder de te desviar do teu próprio caminho, quando escolhes colocar-te em segundo ou terceiro lugar... ou quando escolhes deixr o ego no comando.

Ninguém, por mais que tente, consegue desviar-te do caminho, a não ser que tu assim o desejes. 

Aquele que tentar fazê-lo, somente influencia, dá exemplos, empurra, sugere, manipula ou tenta condicionar - mas, em última instância és sempre tu que decides o que fazer e que linhas de valores e comportamentos seguir. 

A felicidade, o bem estar, a saúde, a paz e amor, emergem do teu centro. Não precisas mendigá-la a ninguém. Tal como cada batida do coração acontece por inteiro, dando vida ao teu corpo, assim tu deves ser relativamente ao que desejas para a tua vida - desejar tudo por inteiro.

É hora de sair da frequência da carência e do contentamento com migalhas. É hora de abrir o coração e permitires-te receber por inteiro o que mereces e sabes estar alinhado com a tua frequência.

É hora de imprimires nas tuas células o selo do merecimento e distanciares-te de tudo o que não te acrescenta ou expande.

Não tenhas medo, quando abres o coração ao melhor, só o melhor poderá surgir.

Por vezes, o cenário parece sombrio e duvidoso, mas lembra-te que é na incerteza que o movimento de todas as possibilidades se faz acontecer. Confia, sorri e avança sempre na tua direção.

Nada acontece ao acaso e tudo está interligado!

Terás de fazer a tua parte. Parte que é essencial à criação do fluxo que desejas para a tua vida.

Basta manteres o foco em ti e assegurar o teu suporte e alicerce.

Para que, sempre que forças e energias contrárias te tentarem desviar do teu caminho, possas ter a clareza, a sobriedade e a lucidez para te afirmares e te reposicionares.

O que te faz sentir feliz e em expansão? 

O que te faz sentir entusiasmo e manter conetada à vida? 

O que te faz levantar da cama com alegria sem esperar retorno ou pagamento por isso?

Todos os dias são dia. Porque todos os dias tu existes e contribues para o teu próprio caminho.

Ao acordar, irás sorrir e repetir para ti mesma baixinho:

' ....... (nome) amo-te e estou verdadeiramente comprometida em honrar a tua jornada aqui. Acolho e dou atenção a tudo o que me eleva e faz feliz, descarto e largo tudo o que já não me acrescenta ou não serve!'

Por agora, contando mentalemente de 100 para 0, pausadamente, relaxa e entrega-te ao sono reparador que tanto mereces e precisas.

Sente o conforto do teu próprio abraço em ti... e deixa-te embalar pelo movimento da respiração.

Guitta