19 de junho de 2024

Guitta Coaching - Como criar uma âncora?

Sem saber muito bem qual a utilidade do que tinha descoberto, e talvez por já ter lido em algum livro, um dia decidi observar  estudar a relação movimento-intenção-hábito- associação, relativamente ao vício do cigarro.

Percebia facilmente a associação entre o café e o cigarro, uma coisa levava à outra, e por vezes, sempre que tentava deixar de fumar, acabava por voltar pelo estímulo do café. Isto aconteceu por volta dos meus 27 anos, quando comecei a praticar meditação e me tornei mais presente e sóbrio relativamente à forma como tratava o meu corpo.

Então comecei a fazer testes a mim mesmo. 

Cheirava o café e observava o movimento interno de vontade e desejo em pegar imediatamente num cigarro. Observava que a vontade era mais intensa se eu tivesse num local onde habitualmente praticasse essa ação do beber um café e fumar um cigarro.

Decidi que tinha de quebrar esta associação, porque queria deixar de fumar definitivamente.

Comecei a trocar a ordem - fumava um cigarro e depois, meia hora ou uns minutos depois, bebia o café. Funcionou durante um tempo... mas rapidamente o meu ego manipulador e atento, subjugado e condicionado pelo vício impregnado nas células, arranjava uma estratégia e criava outro tipo de associação.

Todo este movimento me fez perceber com maior clareza que todos os nossos movimentos, acções e decisões estão relacionadas com o tipo de associações que fazemos, aos espaços, aos hábitos, às pessoas, aos sabores... etc...

Percebi que, se este mecanismo de associação funciona de forma espontânea e natural, por defeito, tornando-nos prisioneiros de hábitos e atitudes menos positivas que repetimos sem dar conta, então também podemos usar este mecanismo de forma consciente para ativar outro tipo de emoções, estados emocionais e comportamentos.

Foi aqui que comecei a usar como ferramenta as associações, mais tarde chamando-lhe ÂNCORAS, por perceber que era um termo já usado no Coaching.

Então como criar uma âncora?

Se fechares os olhos e imaginares que estás a trincar um limão, as tuas glândulas começam a funcionar, como se isso fosse real. Há uma âncora criada aqui. Não estás a trincar o limão na realidade, no entanto, devido à intensidade da experiência, ficou gravado no teu cérebro a sensação e por isso é reproduzida sempre que a imagem respetiva surgir. Como a mente não distingue o real do irreal, então podemos usar isso a nosso favor!

Por exemplo, se queres estar em paz e empoderado(a) numa reunião importante, podes perfeitamente usar uma âncora para ativares esse estado emocional no momento. 

Como fazer isso?

Primeiro define a âncora ou gatilho que será o teu instrumento de ativação. 

Pode ser segurar/tocar na aliança, num anel, tocar no fio, ou nos brincos, ou nas pulseiras... ou para garantir que nunca vais perder a oportunidade de ativar essa âncora, usar os dedos das mãos ou o corpo.

Imaginemos que a tua âncora é pressionar insistentemente e com alguma força o polegar no indicador.

Então, começa por fechar os olhos. 

Traz à memória um momento da tua história de vida, em que te sentiste completamente empoderado(a), feliz e em paz. Recorda esse momento. Aproxima-te dessa imagem e sente como se o tivesses a viver neste exacto momento. Assim que sentires no corpo as sensações que representam esse estado, então pressionas o polegar contra o indicador insistentemente até se desvanecer a sensação ou estado emocional. 

Quando se desvanecer essa sensação, afastas os dedos, abres os ollhos e sorris. 

Repetes este exercício pelo menos mais 11 vezes e durante uns 7 ou 10 dias seguidos (a rapidez da criação da âncora vai depender da tua capacidade de visualização e treino mental para o efeito).

O que se pretende é que, no momento da reunião, sempre que sentires um pico de ansiedade ou ausência de empoderamento, ao pressionar os dedos (polegar e indicador) ativas automaticamente o estado/sensação pretendida!

Percebido?

Então, podes criar uma âncora para tudo. Âncora para te amares mais, para te sentires mais presente, mais focado, mais atento. Âncoras para saberes filtrar o fluxo de informação do dia-a-dia. 

Vais perceber que criar uma âncora será o teu porto de abrigo!

Mas, já sabes, se precisares, eu estou aqui.

Além das consultas e acompanhamento, criei um programa de PODER PESSOAL de 4 semanas, onde trabalhamos todos estes aspetos. Programa que pode ser adaptado à tua realidade e necessidade, tornando-se portando personalizado!

CONSULTAS ONLINE OU PRESENCIAIS E ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO

Marcações e mais informações: jcaeiro@live.com.pt ou 960 059 885 (sms)

Sem comentários:

Enviar um comentário