1 de novembro de 2019

Representação Interna


Sabias que, o resultado da tua vida depende directamente da forma como representas a vida para ti? Sabias que, a ideia que fazes da vida, de ti mesmo e dos outros, condiciona a forma como te relacionas e crias condições favoráveis para usar os teus maiores recursos?

Parece assustador perceber que, afinal tudo o que somos, vemos e sentimos, gira à volta de uma percepção única e pessoal. Mas quando percebemos que isso dá a possibilidade de ter acesso ao processo criador... ou ao mecanismo que está na origem de determinada representação, dá-nos uma possibilidade libertadora e serena - afinal podemos mudar a forma como nos ligamos ao mundo, aos outros e a nós próprios, alterando consequentemente o resultado final.

Quando comecei as minhas consultas em 2007, logo após o meu despertar, usava como lema, também como reforço e lembrança para mim mesmo - TUDO COMEÇA E TERMINA EM MIM. Ou quando me dirigia ao próximo - tudo começa e termina em ti!
Lema que me ajudou a integrar e cimentar a ideia e crença de que EU SOU O ÚNICO RESPONSÁVEL PELA MINHA FELICIDADE.

Na sociedade em que vivemos, condicionados, manipulados e instigados por referências que sustentam um ego possessivo e que ambiciona o poder, somos levados a agir um pouco sob o véu da ilusão e da crença de que, o 'normal' é ser 'igual' e seguir o padrão doentio do colectivo... tornando-nos basicamente mais uma 'peça' neste grande teatro da vida. Sem identidade definida ou um lugar próprio para existir (daí a necessidade de nos sentirmos 'visto' e amados e 'parte de').

Despojados e descolados da lembrança de que 'tudo começa e termina em cada um de nós', somos levados a coagir e a reagir que nem crianças inconsequentes, desconhecedoras do seu propósito aqui, julgando e apontando o dedo a tudo o que 'vem' de fora, como os maiores culpados dos nossos fracassos. 
Tudo é o possível 'culpado' pela nossa desgraça - o sistema, o patrão, o/a companheiro/a, a condição financeira... - tudo é 'culpado' pelo nosso 'falhanço' na vida.

Eu por exemplo, levei anos a responsabilizar Deus pelas minhas questões não resolvidas.
Levei anos a apontar o dedo ao que estava fora, pela minha infelicidade.
Desde sempre, ainda em miúdo, sabia, no mais profundo de mim mesmo que havia algo 'maior'... algo diferente - e isso revelou-se como RESPONSABILIDADE EM ASSUMIR QUE EU SOU O CRIADOR E O PRÓPRIO DESTRUIDOR.

Com tudo isto, e simplificando, quero partilhar convosco que existe uma saída para as preocupações mais profundas e perturbadoras, causadoras da maior doença da actualidade - a depressão. A solução é entender a forma como aquilo que processa os pensamentos, as emoções e sensações funciona e o seu papel na criação das crenças e dos padrões instituídos pelos hábitos.

Quem vê com os teus olhos? 
Quem sente com o teu coração?
Quem tem acesso aos teus pensamentos e emoções?
Haverá alguém no mundo, ou à face do planeta, capaz de ver e sentir a vida, o mundo, e os outros como tu vês e sentes?
Haverá alguém no mundo que tem acesso aos teus mais profundos sistemas de crenças ou experiências vividas, guardadas em memórias em ti?

Aquilo que vês e sentes é apenas uma representação tua...
Até a ideia que tens de ti mesmo é uma representação interna criada tendo por base a forma como um dia recebeste a assimilaste experiências e elementos associados à criação de personalidade.
Tudo é uma ideia, uma representação que o teu corpo-mente-coração-alma criou - e só tens acesso a isso!

Quando assumi esta verdade/crença, parece que um tapete me foi retirado debaixo dos pés. Senti-me literalmente sem chão. Assustado e ao mesmo tempo feliz.
Depois percebi que, afinal era esta a condição que me permitia co-criar a minha realidade ideal e mais próxima do que para mim significava ser feliz. 

A partir desse momento tudo fica em stand by, tudo é relativo... tudo se resume a uma ideia... ou perspectiva. E foi aí que me libertei das forças manipuladoras do meu ego ferido... do meu eu zangado, e passei a ficar no comando.

Fui claro para ti?
Por favor, o teu comentário aqui, a tua questão é fundamental para mim.

Aguardo.

Amor e Paz.

www.jcaeiro.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário