12 de maio de 2018

Vida Feliz

Ao longo de uma caminhada de 10 anos como humano desperto, aproximei-me e continuo a aproximar-me, cada vez mais de um estilo de vida ideal e cada vez mais saudável.

Percebi em registo de experiência 'laboratorial', que o que teorizava estava certo - somos inseparáveis nas partes que constituem este todo a que chamamos corpo, alma...

Se antes a minha abordagem terapêutica era holistica (abordagem ao todo), após a experiência nos retiros esse aspecto ficou ainda mais vincado em mim. Não consigo de forma alguma, orientar um ser humano sem ter em conta os vários aspectos/componentes/áreas que o constituem.

Desde o mecanismo emocional, aos pensamentos, à alimentação, ao exercício físico, à meditação, à dieta personalizada, à espiritualidade e crenças, tudo terá de ser analisado e observado sobriamente por mim e pelo sujeito em causa, para que o alicerce e o enraizamento de uma sustentabilidade forte e sóbria possa acontecer.
É importante existir um trabalho direccionado para a a totalidade do ser, onde possam ser garantidas a nutrição do corpo e da alma.

É preciso perceber em que base esse mecanismo 'deficiente' e com todas essas lacunas se apoia - e é aí que as questões começam:

- que género de alimentação essa pessoa faz?
- que exercício regular faz semanalmente de forma a renovar o oxigénio?
- quantas horas dorme por noite?
- em que ambiente vive no seu dia-a-dia?
- como é a estrutura familiar desta pessoa?
- que crenças e práticas de fé existem na vida desta pessoa?
- que acções e/ou actividades pratica regularmente com prazer?
- que tipo de relacionamento afectivo esta pessoa tem? Caso não tenha, que padrões se encontram no molde da repetição?
- que sexualidade vive esta pessoa? Como se sente em relação ao seu próprio corpo?
- que memórias se sobrepõem à razão sóbria do presente?
- ...

E muitas mais outras questões poderão ser levantadas, de forma a completar ao máximo o quadro geral da pessoa em causa e assim poder definir um plano de acção.

Talvez a principal de todas seja a questão associada à alimentação.
Não conseguiremos que a pessoa se transforme ou mude a sua postura se não mudarmos a sua alimentação e a forma como lida com o alimento, por exemplo.

A energia do alimento, e a própria ligação que estabelecemos ao mesmo, determina fortemente o nível de saúde e disponibilidade psíquica e emocional para lidarmos com a vida.

Cada corpo é um universo único.
Na sua forma própria e única de sentir e processar cada alimento, cada corpo cria defesas, ligações, caprichos e desejos únicos que resultarão num determinado género de corpo e saúde do mesmo.

Após 5 anos em registo de retiros quase permanentes, onde vivi experiências reais e intensas, no foco da construção de melhores condições para poder ajudar e melhor orientar o ser humano, foi-me permitido perceber que esta minha crença é real e se pode aplicar na construção de planos de acção para uma vida mais saudável e feliz.

Desde sempre que, nas minhas consultas faço referência à importância de uma alimentação consciente e cada vez mais livre de conceitos limitativos.
Nada na vida é rígido e para sempre, por isso, acredito, tendo por base a minha própria experiência pessoal, que o primeiro de todos os passos é tomar consciência da ligação que estabelecemos com o alimento e a forma como processamos isso a nível emocional.

Talvez o mais importante não seja mudar a alimentação drasticamente e abruptamente, talvez o ideal seja começar por observar a forma como o fazemos e entender que tipo de padrões, registos e estímulos existem na construção da alimentação que consideramos 'a nossa alimentação'.

Por isso e por tanto que tenho vivido nesta área, proponho nesta temática uma revisão acompanhada.

Algo que pode ser feito ao vivo ou à distância.

Esta acção que começa logo na primeira consulta, pode desenvolver-se em retiros em sua casa ou em programas criados para o efeito.

Programas que incluem sugestões de planos detox e exercícios específicos para a criação de uma alimentação + saudável e feliz.

Além disso, e em conjunto com todos os componentes que fazem parte da vida, os meus planos para uma vida + feliz e + saudável, incluem sobretudo o resgate da essência original, o tal poder pessoal que é único e intransmissível!

Portanto se queres construir condições para uma vida mais feliz e mais saudável e tudo isto te faz sentido, fala comigo e ajudar-te-ei a definir as tuas metas e cada passo, de forma sóbria e livre de acidentes!!

jcaeiro@live.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário