16 de setembro de 2013

Meditar = Felicidade

Poderia começar por falar em mestres budistas ou linhas espirituais.... poderia começar por descrever posturas, mantras, entoações ou técnicas de respiração, como base na meditação... mas falo de SER.

Sim, Ser é na verdade o segredo da meditação. Meditamos para ser ... mas precisamos ser para meditar!

Iniciei o meu percurso na meditação em 2005, como facilitador.
Após o meu despertar aos 33 anos (2007), onde encontrei a Paz e o Amor, percebi que foi a Meditação que me ajudou a construir condições e capacidades para a criação da disponibilidade em ver o meu despertar! Nos dias de hoje, devido à grande oferta de variadissimas técnicas e formas de praticar meditação, podemos cair na ilusão que até já praticamos meditação e seguramo-nos a teorias egóicas que nos afastam da verdadeira essência desta temática.

Cada ser descobre a paz à sua maneira, não serei eu nem ninguém 'afora' de si que lhe vai levar a paz.... será você mesmo em si mesmo, na vivência, na prática desinteressada e diária de momentos consigo mesmo.

Antes pensava que só quem sabia fazer determinadas posturas ou entoar determinados sons poderia fazer meditação. Também pensava que para meditar precisava estar ligado a alguma religião ou seguir algum guru ou mestre espiritual.... nada disso... ao longo de todos estes anos de trabalho posso afirmar que meditar é tão ... mas tão simples... que pela sua simplicidade, muitos nem se dão ao trabalho de experimentar!!!

Meditar é Ser o momento... é deixar-se 'cair' em si mesmo e entregar-se ao que é neste exato momento.
Meditar é construir capacidades e condições para perceber a forma como a mente funciona...e aceitar a possibilidade que nada existe a acrescentar ou a retirar.

Mas como se pode fazer tudo em simultâneo, se o que procuro é exatamente isso? - SER?!! Pergunta...
Pois é... o segredo está aí - uma coisa não pode ser sem a outra!

Meditar é deixar de fazer por... ou tentar alcançar este ou aquele estado... ou corresponder a algo ou alguém... meditar é contemplar a vida... o momento... e o que é apenas!!!

Muito mais do que técnicas ou métodos, a verdadeira meditação é a entrega total ao agora...

Enredados pela necessidade de fazermos o mais certo.... deixamo-nos ir e nem nos apercebemos que estamos a fazer mais do mesmo... depender de algo para alcançar a felicidade... quero dizer que as teias do e as subtis percepções do ego, levam-nos muitas vezes a criar condições para alimentar cada alma... e na verdade estamos apenas a criar condições para a pessoa depender ainda mais de nós!

Hoje em dia são muitas as formas criadas para iludir aquele que procura a paz e o amor... máscaras que continuam a fortalecer-se e a alimentar-se de quem se encontra perdido ou desesperado à procura da sua verdade!

Sim... podemos ver num Joaquim paz e amor... mas se não colocarmos em prática o mesmo, nunca será ele que te devolverá a lembrança da paz! Sim podemos ver um guru... um mestre... alguém que aparentemente se encontrou a si mesmo... mas o que será isso senão apenas um exemplo?

Enquanto continuarmos a colocar pessoas no 'alto'... colocamo-nos no 'baixo'... e é só isso!
A meditação ajuda-nos a perceber tudo isto... e a construir aquilo que acredito que todos os seres humanos procuram - liberdade em ser pleno, inteiro e feliz!

Esta semana (sexta feira dia 20) estarei no Equilibrio Humano, pelas 20h a realizar mais uma sessão de meditação!
Se deseja perceber um pouco mais sobre o que escrevi... inscreva-se e apareça!

Mais importante do que Ser aquilo que quer ser.... é ser a capacidade em olhar e pacificar-se com aquilo que é neste momento! 

Amor e gratidão!
JC

Sem comentários:

Enviar um comentário