1 de maio de 2021

Nutrição consciente - a importância da boa combinação dos alimentos

 


Ao longo destes 14 anos de práticas, experiências e mergulho interno consciente, tenho percebido, cada vez com mais intensidade e clareza a importância da combinação certa dos alimentos na alimentação.

Habituado a seguir o meu corpo-templo, aprendi a desenvolver condições para perceber o que se tratava de capricho ou de necessidade pura e real. Hoje, é cada vez mais natural esta ligação à percepção do alimento certo a ingerir. Acredito que tudo foi graças à prática de anos de uma alimentação cada vez mais consciente!

Segundo a Ayurveda, os alimentos possuem uma estreita ligação com os 5 elementos - éter, fogo, água, terra e ar. Segundo a minha experiência, desde criança que faço ligações, de forma inconsciente e inocente aos elementos básicos da vida. Só não sabia perceber ou integrar esta ligação na minha alimentação. 

Naturalmente o nosso corpo é um 'processador' único de informação.

Cada um de nós, é em si mesmo, um único universo.

Então, desde muito cedo que, devido às recomendações de respeito e boa educação da minha querida mãe, quando nos dizia: 'Se te oferecerem bolo não aceites... mas se te oferecerem fruta podes aceitar!' - aprendi a estabelecer ligações espontâneas a determinados alimentos e a associá-os a emoções ou episódios determinados.

Hoje, e após todos estes anos de vida desperta, intensificada pelos 5 anos de experiência vivencial no Monte da Fonte, onde durante 5 anos realizei retiros, tendo por base experiências ricas em jejuns, alimentação consciente, silêncio e meditação, acredito que posso usar todos os mecanismos que o meu ser emocional e sensitivo desenvolveu ao longo da sua vida, para praticar uma alimentação cada vez mais consciente e bem combinada.

Sei que ainda não será a alimentação perfeita, pois como alentejano que gosta de comer :-) criei no meu corpo associações que só o tempo e a consciência pura poderão curar definitivamente. Mas, acredito que esta experiência aqui passa sobretudo pela auto-consciência e presença no próprio processo de ascensão à luz, e sinto-me no caminho, de forma muito feliz e humildemente realizado.

O PODER DE CURA DO CORPO ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO

O corpo possui um mecanismo perfeito e sábio de cura que, como todos sabemos é alimentado pelos alimentos que ingerimos. Dependendo do tipo de alimento que ingerimos, frequência e ordem, assim são criados padrões/gatilhos de cura no corpo de cada um.

Além do alimento, precisamos referir que o poder de cura do corpo atua de forma associada à sua própria essência consciente e desperta, ou seja, por outras palavras, quanto mais o corpo tiver presente a experiência de vida ativa, mais capacidade terá de gerar mais vida. O que não acontece quando nos alimentamos de carne morta - que, além de, energeticamente por si só, já nos transmite a lembrança da morte, como também a nível de execução celular, que pela sua densidade torna mais lento o processo de auto-cura e resposta imediata do corpo a possíveis afeções.

Então, tenho percebido através dos meus próprios desafios de jejuns e alimentação Crudívura, que mesmo ingerindo o que é mais saudável, é preciso ter em conta a ordem do que se ingere e os tempos entre cada ingestão, jogando e atuando mediante a ligação do corpo ao próprio alimento e à sua caraterística principal que o define - a sua acidez, o seu açucar, a sua gordura. Mais ainda, tentando perceber que elemento esse alimento está reativando no nosso corpo.

Um dos desafios que eu próprio lancei a mim mesmo, e que me ajudou a perceber com mais exatidão todos estes detalhes, naquele determinado período (porque cada período da nossa existência é único), foi o 1º desafio de 21 dias de CRUDIVURISMO, onde exigi a mim mesmo uma atenção especial à forma como este tipo de alimentação afetava os elementos no meu corpo.

Se comia fruta de cor amarela/branca/clara, parecia que me sentia mais ligado ao elemento 'ar'.

Se comia fruta ou alimento de cor vermelha ou roxa, sentia-me mais ligado à terra.

E assim, tenho vindo a descobrir qual o elemento que o meu corpo precisa mais ou que elemento tem em excesso...

Em breve mais detalhes sobre estas tomadas de consciência!!

Alguma questão ou solicitação de retiro personalizado nesta temática, por favor escreve-me para jcaeiro@live.com.pt

Paz e Amor

💗 JC

Sem comentários:

Enviar um comentário