3 de julho de 2019

Ser o melhor de mim mesmo


Desde os meus 12/13 anos que me conheço como curioso natural da vida. Desde a conversa com os mais velhotes, onde bebia de sabedoria que não se tinha na escola, à leitura de livros que tivessem algo a ver com a psicologia positiva, espiritualidade ou evolução humana, devorava tudo e deliciava-me com a sensação de reconhecimento teórico de todos os conteúdos.

O tempo passou. E após o despertar, que acontece após uma experiência de vida 'normal', de 13/14 anos sensivelmente, percebi que tinha tudo para praticar o que sempre acreditei -  SER EU MESMO! 
Voltei a assumir uma postura de aprendiz/testemunha/observador de mim mesmo e da vida e abri o coração à conexão directa e diária à fonte!

A meditação foi e é o meu alicerce. 
A prática diária da presença em mim - conseguida através da meditação e compromisso comigo mesmo em comandar a minha vida - faz-me, a cada dia que passa, organizar de forma cada vez mais sóbria, directa, focada e objectiva do que é essencial para a minha vida. Alguns tópicos, aspectos ou dicas, que fui reunindo ao longo desta viagem em mim, são uma espécie de mapa interno... ou gps da alma que me guiam para a verdade em mim, em cada escolha, acção e experiência. Os alicerces da minha postura positiva, pacifica e amorosa para com a vida e comigo mesmo são imensos, mas deixo aqui uma pequena lista para te ajudar a redireccionar a tua trajectória:

  • Fracasso não existe | O que existem são oportunidades e experiências para crescer e evoluir
  • A mente é um mero instrumento | Posso controlar a minha mente, em vez de deixar que ela me controle a mim, através da introdução de comandos assertivos e objectivos
  • A realidade é criada por mim | Tudo começa e termina em mim. 
  • As emoções são o combustível do self, por isso boa emoção = maior alinhamento | Posso reeducar-me na forma como faço a gestão das emoções
  • A forma como comunico comigo mesmo internamente, interfere no sucesso da minha concretização pessoal a todos os níveis | Desmontar uma representação interna do meu 'eu' limitado e baseado em crenças limitadoras associadas a memórias do passado de um 'eu falhado', pode ser a tarefa mais importante na acção de cura interna 
  • Usar os sentidos para a criação de novos padrões e hábitos | Descobri que os meus registos neurais se processam por uma determinada ordem de acordo com os meus sentidos - comecei a usá-los de forma inteligente para meu próprio proveito (ouvir, ver, sentir, expressar em consciência) 
  • Modelar em vez de admirar ou ficar deslumbrado ou 'seguir cegamente', é o segredo | Se alguém já fez, então eu também posso fazê-lo. Basta copiar estratégias de acção e modelar o exemplo que está mais próximo da realidade que quero para a minha vida, sem cair no deslumbramento de quem se torna discípulo cego de um guru, mestre ou religião.
  • Se somos o todo, devemos funcionar de forma inteligente tendo em conta esse mesmo todo
  • Comunicar eficazmente é a tábua de salvação para a concretização do ser
  • A linguagem corporal está directamente associada ao movimento das emoções e pensamentos - portanto se quero alterar algum hábito ou padrão enraízado, deverei usar a fisiologia e o corpo para cristalizar a informação nova.
  • Ser convicto que consigo, implica uma grande dose de humildade em ser maleável, flexível ao ponto de assumir que o que ontem estava certo, hoje pode estar errado.
  • Cada objectivo deverá ser decidido com clareza e criar-se o compromisso diário.
  • Aprendi a associar hábitos ruins à dor e, hábitos bons ao prazer, assim torna-se mais fácil prosseguir na criação da postura 'certa'.
  • Percebi que, para mudar hábitos, preciso mudar comportamentos e a visão que tenho da vida e de mim mesmo.
  • Aprendi a usar a 'boa palavra' como minha aliada - em vez de falar pela negativa comecei a falar pela positiva... comecei a evidenciar e a elevar o que realmente desejo para a minha vida e a diminuir ou ridicularizar o que me causa transtorno e dor.
  • Percebi que fazer a pergunta certa, obriga a minha mente a encontrar a resposta certa.
  • Aceitei o facto de que, tudo o que fizer ou idealizar para a minha vida terá de ter como base e alicerce os meus reais valores - fazer algo que não vai ao encontro dos meus valores, desvia-me do caminho.
  • Diariamente aprendi a criar regras que me 'obrigam' a manter a fidelidade necessária à execução do meu plano aqui - falo delas a todos que amo e estão próximos, de forma subtil e natural.
  • Aceitei e comprometi-me em ter este comportamento: em vez de esperar o elogio, deveria praticá-lo - isso levar-me-à à vibração certa que me tornará gradualmente na expressão mais genuína de mim mesmo e atracção do que quero para a minha vida.
  • Percebi que, estou aqui para ser HUMANO, com tudo o que faz parte. Percebi que a minha real missão e propósito é SER O MELHOR DE MIM MESMO - porque só assim contribuirei para um mundo melhor!
  • ...... muitos outros tópicos poderia escrever, mas isso fará parte do meu próximo livro! :-)
São estes princípios e mais uns quantos que não dá para escrever agora, que me sustentam.
Se te identificas com eles, se faz ressonância em ti e se te encontras numa situação difícil, se tens dificuldade em mudar, ou melhorar a tua experiência aqui, fala comigo - juntos arranjaremos uma forma de o realizar!

Sejas quem fores, acredites no que acreditares, venhas de onde vieres e tenhas as condições financeiras que tiveres - estou disponível para te dar a mão. Porque ao fazê-lo, também estou a dar a mão a mim mesmo!

Joaquim Caeiro 
Transformação Pessoal & Excelência do Eu
jcaeiro@live.com.pt | GABINETE EM LISBOA | 960 059 885 (sms)

Sem comentários:

Enviar um comentário