27 de novembro de 2018

Exercício prático | Respiração Natural

A prática regular da respiração, ajuda-nos a conectar com o momento, com a vida e com o mundo à nossa volta.

Se pensarmos que é graças à respiração que tudo acontece, então percebemos a importância que esta prática tem para a nossa existência.

Hoje em dia, devido ao boom tendencial da prática de Yoga e disciplinas associadas, são muitas as técnicas respiratórias que se falam por aí, no entanto, a minha experiência e o que me move, mantendo em profunda paz e a serenidade interior, é o facto de me lembrar todos os dias da respiração natural e sentir que, de alguma forma estou 'de mãos dadas' com a mesma, para dar seguimento à minha existência aqui como humano alinhado com o amor e a verdade.

No inicio do meu percurso, e devido ao facto de ter descoberto a meditação através da respiração consciente, usava esta respiração como o motor ou a plataforma de salvação para qualquer situação. Aconselhava esta respiração para todas as situações e mais algumas!

Ao passar o tempo, apercebi-me que, o efeito que esta prática tinha em cada ser, dependia directamente da sua consciência e entrega para com o seu próprio processo evolutivo. Havia pessoas que praticavam regularmente 10 minutos ao acordar e ao deitar a respiração consciente, mas não 'avançavam' para o estágio seguinte - como se ficassem presos à crença de que, teriam de recorrer à respiração consciente para alcançarem o bem estar profundo.

Comecei a observar caso por caso e, percebi que antes da respiração consciente, existia uma outra prática respiratória ainda mais importante e digna de ATENÇÃO PLENA - a respiração natural.

Fez-se luz - afinal de contas, o primeiro passo passava por observar amorosamente em atenção plena, a respiração natural que o corpo aprendeu a desenvolver por si mesmo. A respiração consciente era apenas uma estratégia mais rápida para chegar 'à fonte'!!

Percebi que, ao observar ou praticar a atenção plena para com a respiração natural, tudo se aconchegava interiormente de uma outra forma - como se de alguma forma tivéssemos a tomar consciência da PRESENÇA. E isto mudou a minha actuação como terapeuta.

Percebi que, o facto de se fazer a respiração consciente em primeira instância, provocava na mente a ideia de 'um atalho' - como se déssemos um 'salto', passando por cima de um passo que nem era referido. Para a mente era como, desejar ir ao supermercado e aparecer lá instantaneamente, sem referência ao 'caminho' que se fez até lá!

A partir desse momento criei um exercício-padrão de forma a ajudar o praticante a viver a experiência completa da PRESENÇA e assim poder ter claro na sua mente todo o cenário e mecanismos que 

Então, os passos básicos para a prática de uma meditação, na minha visão são:
- 1º - Fechar os olhos e sorrir
- 2º - Observar o cenário envolvente, sons, pensamentos e emoções
- 3º - Observar a respiração natural
- 4º - Voltar a observar o cenário envolvente, os sons, pensamentos e emoções
- 5º - Observar a respiração natural
- 6º - Repetir o passo 4º
- 7º - Observar a respiração natural e em caso de desejar aprofundar o estado alcançado, introduzir a respiração consciente - inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

Foi útil?

Alguma questão fala comigo. Ou marca o teu treino respiracional ao vivo :-)

jcaeiro@live.com.pt | 960059885 (sms)

Sem comentários:

Enviar um comentário