Professor de Meditação | Psicoterapeuta da Alma & Life Coach | Orador | Escritor | Hipnoterapeuta | Sexualidade Sagrada

4 de dezembro de 2014

Depressão nos Jovens | Estudos revelam percentagens e realidade assustadora


São cada vez mais os casos de jovens que vivem o episódio da depressão.
Pressionados por uma 'cultura de sucesso' e por um comportamento baseado no medo, na competição e no 'ser melhor e maior que'... são cada vez mais as requisições para acompanhamentos e tratamentos no campo psiquiátrico neste grupo.

Mais grave que isso, é a capacidade de resposta que é nula, onde médicos e profissionais de saúde actuam por salvaguarda prescrevendo medicação e mais medicação, pela falta de meios humanos e condições.

Porque será que isto está a acontecer?

Um dia destes, escutei duas jovens a falar - 10/12 anos - onde uma delas dizia que tem andado depressiva! Pensei - no meu tempo nem se conhecia a palavra e o seu significado!

Que estamos a fazer para mudar isto?

Será que os jovens precisam de acompanhamento médico e ser medicados, internados ou será que apenas precisam de ser eles próprios?

Antes de continuar, espreite estas noticias:




Falamos em internamentos, em tratamentos psiquiátricos, em melhorar condições para ajudar os jovens... mas será que estamos a olhar para o que é realmente necessário?

Será que os nossos jovens não precisam de algo diferente? 
Será que em vez de serem medicados, internados ou rotulados como 'doentes psiquiátricos' algo que os marcará para a vida, não seria mais adequado ajudar estes jovens a fazer algo que fosse mais saudável e mais verdadeiro?

Ou será que temos de deixar chegar esta realidade a extremos maiores para agir?

Até quando continuaremos a ser hipócritas?
Teorizando uma coisa e fazendo outra?

Sugestões:
» Implementar a Meditação como uma disciplina obrigatória nas escolas
» Implementar como regra em casa para toda a família a disciplina da meditação - 10 minutos de manhã e à noite é o suficiente para começar
» Implementar o hábito de escolher actividades ao ar livre
» Implementar o entusiasmo em fazer retiros que sirvam para o desenvolvimento do jovem, mas fora de qualquer ideologia ou linha espiritual específica

Ah Joaquim, lá vens tu com as tuas ideias e propostas impossíveis...
... pois é, só tornamos possível aquilo que é possível. E tudo o que é possível torna-se possível porque é feito e praticado. 

Não existem desculpas nem justificações para esta realidade existir. Estamos numa era em que a informação circula livremente, em que os livros surgem nas mais variadas vertentes e possibilidades.Só não fazemos porque não queremos!

Ah, Joaquim, mas nem todos pensam como tu, e nem todos chegaram ao que tu chegaste!
Pois é meus queridos, eu cheguei porque fiz tudo o que agora aconselho.
Sim é difícil, claro que é... são anos, meses, dias, horas, minutos e segundos a fazer e a manifestar a mesma coisa... não podemos alterar isso de um momento para o outro... já viu o que seria de nós se assim fosse? ... mas é possível se o fizermos!

Estou disponível para ajudar neste sentido!

O Monte da Fonte tem condições para acolher jovens e ajudá-los a encarar outras possibilidades! Mas pais e educadores, terão de ser vocês a ver isso!

Paz e Amor

JC

Sem comentários:

Enviar um comentário